×
Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022
 
 

Receita do chef Paulinho Pecora*.

Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
  • 2 peitos de frango com pele e osso
  • 250 gramas de macarrão para sopa
  • ½ maço pequeno de salsa e cebolinha picadas (corte e guarde as hastes)
  • 1 haste de salsão (aipo) picado (guarde as folhas)
  • 1 alho-poró picado (guarde as folhas)
  • 4 dentes de alho inteiros
  • 1 cabeça (pequena) de funcho (erva-doce fresca, guarde as folhas)
  • 1 cebola piquê (1 cebola grande cravejada por 12 hastes de cravos)
  • 4 colheres (chá) de azeite extravirgem
  • 3 cenouras grandes cortadas em cubos
  • 4 tomates grandes cortados
  • 4 batatas grandes cortadas em cubos grandes
  • 1 colher (café) de pimenta do reino em grãos (preta e branca)
  • 1 bouquet garni (use um barbante culinário ou uma gaze esterilizada e coloque dentro 2 hastes de manjericão, 2 de tomilho, 2 de alecrim pequeno e 2 folhas de louro, amarre bem e cozinhe no caldo)
  • 1 colher (sopa) de sal grosso ou sal marinho
Modo de preparo:
  1. Ferva 1,5 litro de água, junte o sal, as pimentas em grão e cozinhe os peitos de frango com as hastes da salsinha, as folhas do salsão e do funcho e as folhas de alho-poró.
  2. Cozinhe tudo por 1 hora, retire os peitos de frango, coe o caldo e reserve (elimine todos os outros ingredientes cozidos e coados).
  3. Depois que esfriar, retire a pele do peito do frango, desosse-o e desfie-o. Reserve.
  4. Reserve e pique os bulbos do alho-poró, do funcho e do salsão e as folhas da salsinha e da cebolinha.
  5. Em um caldeirão ou em uma caçarola grande, junte o azeite e deixe aquecer levemente. Acrescente os alhos inteiros com casca, levemente espremidos com a lâmina da faca, e deixe fritar um pouco para pegar sabor.
  6. Junte o frango desfiado, deixe refogar por uns 3 minutos e acrescente os bulbos das ervas previamente picados e deixe refogar por mais 3 minutos
  7. Junte os tomates (não é necessário retirar a pele nem as sementes) e as cenoura em cubos. Refogue por mais 3 minutos.
  8. Depois disso, despeje na panela todo o caldo primário junto com o bouquet garni e a cebola piquê. Deixe cozinhar em fogo alto por 10 minutos.
  9. Acrescente as batatas cortada em cubos, reduza o fogo pela metade, espere 5 minutos e introduza o macarrão, mexendo bem para espalhá-lo.
  10. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos.
  11. Retire o bouquet, a cebola e os cravos, corte a cebola em pequenos pedaços e reintroduza-a na panela, junto com as folhas de salsinha e cebolinha picadas.
  12. Desligue o fogo, tampe a panela novamente e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
  13. Normalmente o minestrone é servido com torradas e queijo parmesão ralado, mas fica a seu critério.
Observações:


Dicas do chef:

- Se usar feijão ou outros tipos de grão, carnes ou embutidos, cozinhe-os no preparo primário, aproveitando todo o caldo do cozimento e depois use o restante dos ingredientes no modo de preparo final. 
- Não é comum usar panela de pressão para este preparo, porque o cozimento natural e mais lento leva ao alimento muito mais propriedades nutritivas. Mas se para você facilitar, não há problemas.
- Produtos defumados, como linguiças, carnes e bacon, devem ser acrescentados no azeite ao começar refogar o alho no preparo final. O mesmo se aplica a produtos desidratados ou secos.
- Ervas frescas picadas vão sempre no final da receita. 
- Macarrão, seco, sempre deve ser colocado nos últimos 7 a 9 minutos do cozimento final da receita. Se for massa fresca, acrescente nos últimos 3 minutos.
- Arroz cru deve ser refogado junto com o azeite, o alho e os demais vegetais no preparo final. Já o arroz cozido deve ser introduzido nos últimos 2 minutos de cocção.
- Verduras como catalonha, acelga, escarola e almeirão são muito usadas em minestrones também. Fica a seu critério como combiná-las com os demais ingredientes. Via de regra (como é feito na Itália) elas devem ser cortadas na mão (rasgadas) e colocadas uns 3 a 4 minutos antes do final do preparo para conservá-las "al dente".
- Tubérculos como mandioca, mandioquinha (baroa) e outros ingredientes nacionais e regionais brasileiros também são muito bem-vindos e devem seguir os critérios da receita, ou seja, serem encaixados nas fases de preparo conforme seus pontos de cocção. 
- Depois de se fazer o preparo primário, nada deve ser cozido separadamente, pois o segredo é respeitar as fases de preparo da receita - e sempre em um só recipiente.
- Algumas combinações possíveis: feijão branco com tagliarini e acelga; feijão fradinho com bacon, macarrão tipo Ave-Maria e catalonha; feijão carioca com aipo e linguiça; grão de bico, escarola, nhoque e polpetinhas de carne; escarola, bacon, batata e arroz; batata, linguiça, favas e couve... Tudo é minestrone!

* Receita e foto gentilmente cedidas pelo chef para publicação no Portal do Mercadão.

Compartilhar:

O Rei dos Cabritos
Box: E-27
(11) 94968-4590
(11) 3228-3904
Porco Feliz
Box: E-26
(11) 3322-5400
(11) 3322-5400
Endereço do Mercadão:

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Mídias Sociais:
Horário de Funcionamento Atacado:

Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:

Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.