Receita do chef Paulinho Pecora*.


Rendimento: 12 porções

Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite de coco
150 gramas de açúcar
6 folhas de hortelã
2 vagens (ou 6 gotas) de baunilha
200 gramas de coco ralado fresco
1 envelope de gelatina em folhas

Para a calda de ameixas:
200 gramas de ameixas secas sem caroço
200 ml de água
100 gramas de açúcar
Margarina para untar

Modo de preparo:
Em um bowl (tigela), misture o creme de leite e o leite de coco e dissolva nessa mistura o açúcar.
Coloque a gelatina (folha por folha) em água gelada e deixe de molho por 20 minutos (se não encontrar a gelatina em folhas, você pode utilizar a gelatina em pó. Nesse caso, use dois envelopes, hidrate a gelatina com 50 ml de água fria, leve-a ao banho maria por 20 minutos e dissolva-a no creme quente).
Leve ao fogo brando a mistura de leite de coco e creme de leite e acrescente as vagens de baunilha e as folhas de hortelã. Quando levantar fervura, desligue o fogo e filtre a mistura para retirar a baunilha e a hortelã. Escorra a gelatina e misture-a ao creme ainda quente até dissolver. 
Espere o creme esfriar, chegando à temperatura ambiente, e coloque-o em forminhas (de alumínio) untadas com margarina (se forem de silicone, não precisa untar).
Leve as forminhas à geladeira (6 a 8º C por no mínimo por 6 horas, mas o ideal são 12 horas), cobertas por um filme PVC, para não criar películas.
Leve o açúcar ao fogo e deixe dourar levemente. Acrescente água e dissolva o açúcar lentamente em fogo brando, misturando as ameixas secas à calda. Em temperatura média, deixe a calda apurar a ponto fio. Quando estiver pronta, deixe a calda esfriar em temperatura ambiente.

Montagem: destaque o flan das formas delicadamente e coloque-o no prato que será servido despejando algumas colheres da calda de ameixa. Você pode montar a panacota também em taças de vidro, servindo-a diretamente com a calda guarnecendo. Decore com frutas ao lado. Outra forma de montá-la é como mostra a foto, em forma de manjar branco.

* Receita e foto gentilmente cedidas pelo chef para publicação no Portal do Mercadão. 

Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo/SP

Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário