×
Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021
No local você ainda encontra todos os ingredientes da receita, inclusive as tripas.


Típica da culinária portuguesa, a alheira é um embutido defumado em formato de ferradura e cilíndrico, que tem em seu interior uma espécie de pasta formada por diversos tipos de carne, pão e condimentos. Uma das versões mais famosas é a alheira de Mirandela, que inclusive figura entre as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

A alheira pode ser consumida grelhada ou assada e normalmente é acompanhada de batatas cozidas e legumes da época ou então com batatas fritas, arroz e ovo frito. Aqui no Brasil, em alguns bares, também costuma ser saboreada como aperitivo, quando é servida junto com fatias de pão.

Mas como surgiu a alheira portuguesa? A hipótese mais aceita e difundida é a de que ela foi inventada no final do século 15 por judeus que se instalaram no interior de Portugal depois de terem sido expulsos da Espanha pelos reis católicos.

Lá, para não serem perseguidos pela Inquisição, teriam que fingir que consumiam normalmente carne de porco (animal proibido na religião judaica) e, por isso, criariam um tipo de chouriço apenas com outras carnes (vitela, coellho, peru, pato etc.) e massa de pão, para dar consistência.

A receita teria, então, conquistado o paladar dos cristãos, que depois incorporaram a carne de porco à versão original. 

Que tal aprender a fazer essa maravilha em casa? Clique aqui para conferir como fazer. Lembrando que você encontra todos os ingredientes à venda no Mercadão, inclusive as tripas, e também deliciosas alheiras já prontas!

Mercado Central
Box: C-27
(11) 98442-1234
(11) 3228-4355
Famiglia Rivitti
Box: J-20
Box: J-22
(11) 3326-0647
Endereço do Mercadão:

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Mídias Sociais:
Horário de Funcionamento Atacado:

Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:

Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.