×
Domingo, 07 de Marco de 2021
No Mercadão você encontra a maioria deles à venda nos empórios ou mercearias.


Não é por acaso que o sal é um dos principais condimentos empregados na culinária mundial. Além de conferir sabor a diversos tipos de preparação - inclusive algumas doces - e ajudar a equilibrar o amargor e a acidez dos alimentos, o sal é muito usado para conservar carnes e regular a fermentação de pães, por exemplo.

Confira abaixo os tipos de sal mais comuns, a maioria deles à venda nos empórios e mercearias do Mercadão:

Sal de cozinha: é o tradicional sal de mesa, que ao ser refinado perde boa quantidade de minerais e, por isso, depois é acrescido de iodo, afim de evitar bócio, doença que provoca o crescimento da glândula tireoide.

Sal light: de sabor um pouco mais amargo, esse sal tem menos sódio que o sal branco refinado, sendo normalmente indicado para pessoas hipertensas. No entanto, por ser acrescido de potássio, deve ser evitado por quem apresenta problemas renais.

Sal grosso: por não passar pelo processo de refinamento, o sal grosso preserva as propriedades dos alimentos, evitando seu ressecamento. É indicado principalmente para temperar carnes assadas ou que vão à churrasqueira. Há, inclusive, opções de sal grosso saborizado com alho, alecrim, especiarias etc.

Sal marinho: obtido a partir da evaporação da água do mar, esse tipo de sal também não é refinado e, por isso, conserva muitos minerais presentes naturalmente no grão, sendo considerado uma alternativa mais saudável que o tradicional sal de mesa. Quando diluído em água mineral, é comercializado como sal líquido.

Flor de sal: conhecida como "caviar dos sais marinhos", é uma das mais delicadas versões de sal, sendo capaz de realçar o sabor dos alimentos sem fazer com que eles percam sua característica original. É atualmente produzida em diversos locais, mas o mais famoso é o da região de Guérande, na França. 

Sal defumado: como o próprio nome sugere, é obtido a partir de um processo de defumação que confere um sabor diferenciado a vegetais cozidos, pães, sopas, tortas e coquetéis como o Blood Mary. Pode ser também usado para temperar carnes, aves e peixes.

Há ainda outras variedades de sal, algumas importadas, como o negro (um sal não refinado proveniente da Índia), o rosa do Himalaia (considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos), o rosa do Peru (que possui menos sódio que os demais e normalmente é empregado no preparo de ceviches), o havaiano (um sal não refinado, de coloração avermelhada) e o sal kosher (grão cristalino muito usado na culinária judaica).

Também são cada vez mais comuns misturas de sal a outros ingredientes. É o caso do gersal (sal refinado com sementes de gergelim tostadas e amassadas) e o sal de aipo (sal refinado com grãos de aipo secos e moídos).

Seja qual for sua escolha, procure consumir o sal com moderação. No caso do sal de cozinha, a dose máxima recomendada pelo Ministério da Saúde, para pessoas consideradas saudáveis, é de 5 gramas por dia. Na dúvida, consulte seu médico ou nutricionista.


Invernada Grande
Box: D-38
(11) 98199-7143
(11) 3228-2855
Atlântida
Box: A-28
(11) 94036-9738
(11) 3227-0965
Endereço do Mercadão:

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Mídias Sociais:
Horário de Funcionamento Atacado:

Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:

Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.