×
Sábado, 10 de Abril de 2021
Saiba mais sobre o hábito de se comer esse tipo de carne, que você encontra à venda no Mercadão.


Embora as tradições alimentares variem de país para país, de acordo com a religião predominante e a cultura local, o hábito de se comer cordeiro na Páscoa pode ser observado em diversos lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde esse tipo de carne tem sido cada vez mais procurado e apreciado.

A carne de cordeiro marca presença na Páscoa Judaica desde sua primeira celebração, aproximadamente no ano de 1445 a.C. "Foi quando teve início a tradição de cada família escolher um cordeiro ou cabrito (sem defeitos e com a idade de um ano) para ser abatido e comido assado, acompanhado de pão ázimo (o matzá, uma espécie de pão assado sem fermento, preparado apenas com farinha e água) e ervas amargas."

Vale observar que, para os judeus, a Páscoa – ou Pessach, que em hebraico significa “passagem” – é uma forma de recordar e celebrar a libertação do povo hebreu do Egito antigo, enquanto para os cristãos (católicos e protestantes) ela representa a ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, a Páscoa Judaica, que dura oito dias, terá início na noite do dia 08 de abril e se encerrará na noite do dia 16 de abril.

O cordeiro também está presente nas celebrações da Páscoa Ortodoxa (ou Grega), sendo normalmente assado no espeto e servido no Domingo de Páscoa, assinalando, assim, o fim do jejum da Quaresma. Além da Grécia, onde o catolicismo ortodoxo é considerado a religião oficial, Bulgária, Chipre, Líbano, Macedônia, Romênia e Ucrânia estão entre os países que comemoram a Páscoa Ortodoxa, que se baseia no antigo calendário Juliano e, portanto, é comemorada em datas diferentes.

Sobre o cordeiro - De textura macia e saborosa, a carne de cordeiro – nome que se dá ao filhote do carneiro e da ovelha – tem alto valor nutritivo e é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro e potássio. "Também é fácil de preparar, podendo ser assada, grelhada ou cozida", complementa Rivaldo.

Veja cinco deliciosas receitas que levam cordeiro, para você preparar na sua Páscoa. E não se esqueça: você encontra esse e diversos outros tipos de carne, em diferentes cortes, à venda nos melhores açougues do Mercadão durante o ano todo.

Cordeiro a Vasquinhol

Costela de Cordeiro com Ervas

Paleta de Cordeiro ao Vinho e Alecrim

- Paleta de Cordeiro com Batatas

Risoto de Pernil de Cordeiro com Castanhas Portuguesas


Atlântida
Box: A-28
(11) 94036-9738
(11) 3227-0965
Invernada Grande
Box: D-38
(11) 98199-5173
(11) 3228-2855
Endereço do Mercadão:

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Mídias Sociais:
Horário de Funcionamento Atacado:

Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:

Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.