×
Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2021

Data coincide com o início da primavera aqui no hemisfério sul.


Dia do SorveteSobremesa preferida de muita gente, o sorvete tem um dia especial no Brasil, que é comemorado em 23 de setembro. A data - que foi criada oficialmente em 2002 - coincide com o início da primavera, quando as temperaturas começam a ficar mais altas.

Nas versões picolé, massa ou soft, o sorvete é uma boa opção não só para refrescar, mas também para nutrir. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS) indicam que 100 gramas de um sorvete à base de água contêm aproximadamente 126 calorias, enquanto a mesma quantidade de um sorvete à base de leite tem cerca de 186 calorias. 

Anos de história - Você sabia que a criação dessa delícia é atribuída aos chineses, que misturavam frutas com neve, fazendo uma espécie do que hoje conhecemos popularmente por raspadinha? 

Essa técnica teria sido passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas, que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets. 

Mas a grande revolução no mundo dos sorvetes teria acontecido com Marco Polo, que levou o segredo do preparo de sorvetes do Oriente para a Europa, mais precisamente para a Itália, em 1292. Já a primeira produção de sorvete em escala industrial ocorreu apenas em 1851, com a inauguração de uma fábrica em Baltimore, nos Estados Unidos. Até hoje o país é o maior fabricante de sorvetes do mundo.

No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Uma curiosidade é que, como na época não havia como conservar o sorvete gelado, ele tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Bem diferente dos dias de hoje, para alívio dos apaixonados por sorvete. 

Aproveite para conferir 3 deliciosas receitas para você preparar em casa:

Sorvete de gianduia

Sorvete de maçã verde

Sorvete de pitaya



Bar Barão
Box: H-2
Box: H-4
(11) 95409-4256
(11) 95409-4256
Bar do Mané
Box: E-14
(11) 3228-2141
(11) 3228-2141
Endereço do Mercadão:

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Mídias Sociais:
Horário de Funcionamento Atacado:

Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:

Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.