×
Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2022
Desde 2007, data é comemorada na primeira sexta-feira do mês de agosto.


♪ Hoje é sexta-feira
Chega de canseira
Nada de tristeza
Pega uma cerveja
Põe na minha mesa ♪ 

É assim que começa a música "Cerveja", lançada pela dupla sertaneja Leandro & Leonardo em 1997, exatamente 10 anos antes de um grupo de amigos californianos escolher a primeira sexta-feira do mês de agosto para celebrar o que passaria a ser conhecido como International Beer Day (IBD), ou Dia Internacional da Cerveja.

No site oficial do IBD, a criação de uma data dedicada unicamente a esse tipo de bebida é justificada pelos três propósitos abaixo resumidos:

1- Para reunir os amigos e desfrutar a delícia que é a cerveja;
2- Para homenagear aqueles que produzem e servem a nossa cerveja;
3- Para celebrar as cervejas de todas as nações e culturas juntas, em um dia notável.

De fato, desde 2007, quando a data foi criada, diversos eventos ao redor do mundo passaram a comemorar o dia da cerveja na primeira sexta-feira de agosto. Segundo matéria publicada no site da revista Veja, atualmente o IBD já ocorre em mais de 50 países, ainda que a festa esteja longe de alcançar a popularidade do dia de Saint Patrick, celebrado em 17 de março (saiba mais aqui).

Mas dias de temperatura mais baixa e vento gelado não combinam com cerveja, certo? Errado. Para quem aprecia esse tipo de bebida, não é preciso estar sol ou fazendo muito calor. Até porque hoje em dia existem inúmeros rótulos de cervejas especiais, muitos deles indicados para consumo durante os meses de outono e inverno - e que você encontra à venda nos melhores empórios do nosso querido Mercadão.

Nos bares e restaurantes do local você também pode aproveitar para celebrar a a data. Lembrando que é proibida a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos. Beba sempre com moderação. E se beber, não dirija!

A cerveja também tem sido cada vez mais usada para dar um toque especial a diversas preparações culinárias. Confira abaixo algumas receitas já publicadas aqui no Portal do Mercadão:

Bolo de Cerveja

Carbonade

-
Carne Assada com Cerveja Preta e Cebolas Caramelizadas

Costeletas de Javali na Cerveja

- Língua Bovina na Cerveja Preta

- Lula na Cerveja

- Maminha na Cerveja Preta

Peru com Cerveja e Mostarda

Picadinho na Cerveja Preta





Porco Feliz
Box: E-26
(11) 3322-5400
(11) 3322-5400
O Rei dos Cabritos
Box: E-27
(11) 94968-4590
(11) 3228-3904
Endereço do Mercadão:

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP

Siga o Portal do Mercadão:
Horário de Funcionamento Varejo:

Segunda a sábado: das 7 às 18 horas.
Domingo e feriados: das 7 às 16 horas.

Atacado:

Das 18h às 6h da manhã.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Se você continuar neste site, estará concordando com nossa política de privacidade.