Conheça suas propriedades e aproveite para conferir a receita de uma deliciosa sobremesa.

De formato arredondado e com um caroço pontiagudo, a ameixa é um fruto que varia de tamanho, cor e até mesmo sabor, normalmente reportado como uma combinação entre o doce e o azedinho. E o melhor: apesar de serem suculentas e deliciosas, as ameixas são pouco calóricas, não contêm gorduras saturadas e são ricas em substâncias antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce e a manter a saúde das células em dia.

Claro que existem diversos tipos de ameixa e, por isso, algumas diferenças de valores nutricionais, mas de forma geral - quando consumida "in natura" e preferencialmente madura - ela é uma ótima fonte de vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e inflamações.

Também é fonte moderada de betacaroteno e vitamina A e do complexo B, além de minerais como potássio (que ajuda a controlar a pressão arterial) e ferro (necessário para a formação de glóbulos vermelhos). Nas barracas de frutas do Mercadão você encontra várias espécies de ameixa, muitas delas importadas. Quanto à quantidade indicada para consumo, calcule entre 1 a 2 ameixas frescas por dia, se ela for de tamanho grande.

Já o consumo da ameixa desidratada ou seca - bastante conhecida por sua capacidade de prevenir a prisão de ventre - pode variar entre 5 a 10 unidades. Lembrando que você encontra essa versão à venda em boa parte dos empórios do Mercado Municipal Paulistano. 

Você pode usar a ameixa em sucos, vitaminas, salada de frutas ou em preparações como compotas, geleias, sorvetes e gelatinas. Também pode render deliciosos purês e molhos para acompanhar carnes. Confira, a seguir, 3 receitas para fazer em casa. Bom apetite!

Lombo Recheado com Ameixa e Pistache ao Molho de Dijon

Panacota de Coco com Calda de Ameixas Secas

Pudim de Tâmaras e Ameixas Pretas




Rua da Cantareira, 306
Centro - São Paulo/SP

Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Receba nossas novidades

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário